DOTORADO




No início de 1988, começaram a ser feitas diligências para a renovação do grupo. O baterista Zé Augusto, também Técnico de Manutenção na então Rádio Nacional de Cabo Verde (RNCV), contactou Paló (também na altura Sonoplasta daquela Rádio), querendo saber se este estaria na disponibilidade de ingressar no grupo, estando à disposição duas vagas: a de Baixista e a de Guitarrista. Paló optou pela vaga de Baixista.

Zeca e Zezé di nha Reinalda, por sua vez, trataram da abordagem ao Djinho (Ângelo Barbosa) a quem propuseram o ingresso no grupo, tomando conta dos teclados, em parceria com Toni di Cando, bem como a abordagem ao Nelson Costa, para que ficasse com a responsabilidade da guitarra.


Assim, feitas todas as diligências, a 18 de Fevereiro de 1988, o grupo musical FINAÇON contava com uma nova formação que passava a ser:

Zeca di Nha Reinalda - Voz
Zezé di Nha Reinalda - Voz
Zé Augusto - Bateria
Nelson Costa - Guitarra Eléctrica
Paló - Guitarra Baixo
Toni di Cando - Teclados
Djinho - Teclados
Vavá di Santinha - Técnico de Som.

Com esta formação, o grupo ensaiou cerca de um ano, durante o qual só fez uma actuação no Parque 5 de Julho, por ocasião da Abertura da Semana Nacional da Juventude, em 1988.

Entretanto, por motivos de saúde, Zé Augusto foi obrigado a ausentar-se do grupo (ausência essa que veio a verificar-se de quase 3 anos, embora com algumas interrupções que o permitiram regressar à bateria).

Também o teclista Toni di Cando emigrou na altura para os Estados Unidos, ficando então a formação reduzida a 5 elementos em palco, a saber:

Zeca di Nha Reinalda - Voz
Zezé di Nha Reinalda - Voz
Nelson Costa - Guitarra Eléctrica
Paló - Guitarra Baixo
Djinho - Teclados
Vavá di Santinha - Técnico de Som.

O Baterista foi substituído por uma caixa de rítmos, introduzida no grupo pelo baixista Paló, fazendo com que o FINAÇON fosse o 1º grupo musical a apresentar-se em público acompanhado pela máquina que rapidamente se popularizou com o nome de Drums Machine.

E com esta formação, este grupo deslocou-se a Lisboa em Novembro de 1988 para gravar o terceiro vinil com o nome de DOTORADO.

Com uma sonoridade diferente do que era habitual por essa altura, Finaçon começa então o ano de 1989 com um disco novo, reforçado entretanto com a entrada de Afonso "Dicky Ano Nobu" Tavares para o grupo como guitarrista, apoiando Nelson Costa também à guitarra e começa a fazer bailes populares e concertos dançantes em discotecas, angariando assim novos fãs, desentorpecendo os mais antigos e reconquistando outros que andavam "desamparados"...


Este disco ficou conhecido pela faixa ENTRI SPADA E PAREDI, vulgarmente chamada de FEIA CABELO BEDJO canção que alcançou um sucesso tremendo aquém e além fronteiras e que originou a venda recorde em Cabo Verde de mais de 5 mil exemplares em duas edições.

Ficha Artística e Técnica: (clique aqui)

Nenhum comentário: